domingo, 12 de abril de 2020

Organização do 3.º período letivo na modalidade de ensino à distância

O 3.º período começa a 14 de abril, sem atividades presenciais, continuando em vigor a modalidade de ensino à distância, tal como nas últimas duas semanas do segundo período.

Haverá avaliação do 3.º período, pelo que a todos os alunos será atribuída uma classificação no final do ano (que, naturalmente, atende ao conhecimento que a professora tem do trabalho realizado por cada aluno ao longo do ano e às aprendizagens desenvolvidas, tendo em conta as circunstâncias específicas de realização do 3.º período).

As aulas terão lugar em regime não-presencial, ou à distância, até ao final do ano letivo, dia 26 de junho, e utilizarão dois modos de trabalho diferentes:


Trabalho síncrono
30min – #EstudoEmCasa - Tele-escola – 14h00 às 14h30 quartas-feiras 
módulos de ensino/aprendizagem através da televisão, utilizando o canal da RTP Memória, disponível na TDT, por cabo e por satélite. Início a 20 de abril.

30min - Sessões síncronas utilizando a plataforma Teams. Nestas sessões haverá esclarecimento de dúvidas e orientação educativa dos alunos. Os alunos deverão comparecer no horário indicado para cada turma. Enquanto este horário não estiver definido e não for comunicado ao EE/ Aluno pelo DT, será utilizado o "chat" (separador "Conversa"), o email ou outro aplicativo de comunicação do "Teams".


Trabalho assíncrono e autónomo
Tarefas definidas na plataforma Teams.  Explicitação das tarefas, quais as páginas do manual a consultar, onde podem pesquisar informação adicional, de que modo podem ou não colaborar com os colegas.

1h – Trabalho de pesquisa e aquisição de conteúdos – utilização de meios tecnológicos para pesquisa, análise e interpretação de informação alojada em plataformas com as quais os alunos estão familiarizados (blogue da disciplina e escola virtual)

1h – Trabalho prático de produção ou de autorregulação das aprendizagens – Leitura do manual e realização das tarefas.


Conteúdos relativos ao 3.º período

Os conteúdos relativos ao Subtema: A Terra conta a sua história serão organizados em 4 tarefas com a duração de duas semanas cada.

Os conteúdos relativos ao Subtema: Ciência geológica e sustentabilidade da vida na Terra serão organizados em duas tarefas com a duração de uma semana cada.

Sem comentários:

Enviar um comentário