quarta-feira, 15 de abril de 2020

A Terra conta a sua história

A história da Terra está preservada nas paisagens geológicas, nas rochas e nos fósseis que são testemunhos do passado, funcionando como documentos históricos que nos ajudam a reconstituir o passado do nosso planeta.

Aula 2 #EstudoEmCasa - A Importância dos Fósseis| início 14:15 min| 29 Abr. 2020

Exercícios #EstudoEmCasa - Desafio 1 – A importância dos fósseis| 29 Abr. 2020



Os fósseis são muito importantes para reconstituir a história da Terra.
Raros e petrificados, os fósseis podem ter milhões de anos, mas são peças fundamentais no imenso puzzle que é a História. O "Cuidado com a Língua!" desenterra este nome para explicar a sua origem e significado.


O que é um fóssil?


Os VisioKids explicam de onde vêm os fósseis e como fazer um.

#EscolaVirtual: Fósseis - https://lmsev.escolavirtual.pt


Qual a ciência que estuda os fósseis?
A Ciência que estuda os fósseis é a Paleontologia.
Esta ciência estuda os organismos que viveram no passado da Terra sob todos os aspectos. Procura especialmente conhecer as relações entre os seres vivos, entre estes e o meio ambiente, e a sua ordem no tempo.
#EscolaVirtual: Paleontologia - https://lmsev.escolavirtual.pt


Trilobites, a vida na Terra antes dos dinossauros
Ainda os dinossauros não existiam e já as trilobites dominavam os mares do planeta. Estes animais invertebrados surgiram há mais de 500 milhões de anos, sofreram várias evoluções e resistiram a duas extinções maciças de espécies. Uma delas, a que ocorreu no final da era Paleozoica, foi a maior alguma vez registada. E sabemos tudo isto porque estes pequenos organismos ficaram preservados em forma de fóssil, a testemunhar um tempo em que tudo era diferente do que é hoje.


O Eousdryosauros, um dinossauro herbívoro português
Era um herbívoro pequeno e rápido. Deram-lhe o nome de "Eousdryosauros" e é uma espécie de dinossauro, descoberta na zona da Lourinhã que, pelo menos por enquanto, só foi identificado no nosso país.

Sem comentários:

Enviar um comentário