quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Metamorfismo como uma consequência da dinâmica interna da Terra

As rochas metamórficas geralmente, resultam da transformação de rochas pré-existentes. Estas transformações decorrem quando essas rochas atingem grandes profundidades ou quando são encaixantes nas intrusões magmáticas, sem contudo passarem pelo estado de fusão. Nestes casos, devido às novas condições de pressão e de temperatura, diferentes das que presidiram à sua génese, as rochas vão sofrer alterações nas suas características originais.

O conceito de metamorfismo, associado à dinâmica interna da Terra.
É o conjunto das transformações e das reacções que uma rocha sofre quando é sujeita a condições de pressão e temperatura diferentes das que presidiram à sua génese.


Formação das rochas metamórficas. 



Metamorfismo de contacto e metamorfismo regional

Metamorfismo regional — Afeta zonas rochosas extensas, envolvidas em fenómenos tectónicos como a colisão de placas litosféricas. Os materiais são sujeitos a temperaturas e pressões elevadas e à ação de fluidos circulantes que deformam e alteram a composição mineralógica das rochas.

Metamorfismo de contacto — Afeta localmente os materiais rochosos quando o magma se instala no seio de rochas preexistentes, que são metamorfizadas devido às altas temperaturas e à libertação de fluidos.




Diferentes tipos de rochas metamórficas (xistos e outras rochas com textura foliada e/ou bandada bem definida; mármores; quartzitos, que apresentem textura granoblástica).

 

Sem comentários:

Enviar um comentário