sábado, 4 de janeiro de 2020

A atividade vulcânica como uma manifestação da dinâmica interna da Terra



Estrutura de um aparelho vulcânico

Os vulcões não ocorrem apenas à superfície (vulcanismo subaéreo), mas também debaixo de água (vulcanismo submarino).

Em algumas regiões do planeta a lava não é expulsa através de um vulcão (vulcanismo cónico), é derramada através de fissuras (ou fraturas) à superfície. Este tipo de vulcanismo designa-se de fissural.



Diferentes materiais expelidos pelos vulcões

Sólidos
Líquidos
Gasosos


Diferentes tipos de atividade vulcânica

 
O comportamento eruptivo de um vulcão depende da viscosidade do magma (depende ainda da temperatura, da quantidade de gases, entre outros fatores). A alta viscosidade causa uma actividade explosiva e a baixa viscosidade causa uma atividade efusiva.



Vulcanismo secundário

O vulcanismo secundário corresponde a manifestações de vulcanismo que não consistem em erupções vulcânicas, concretamente, mas estão relacionadas com a energia térmica emitida por corpos magmáticos quentes que se encontram a pequena profundidade. Este tipo de vulcanismo nunca é tão violento nem destrutivo quanto pode ser o vulcanismo principal.

As manifestações secundárias de vulcanismo, consistem em:
  • nascentes termais
  • fumarolas, mofetas e sulfataras
  • géisers






Benefícios do vulcanismo (principal e secundário) para as populações:
  • As regiões vulcânicas são regiões muito bonitas com grande interesse turístico e consequentemente impulsionador da economia local.
  • São regiões férteis, boas para a agricultura e pastorícia.
  • O calor geotérmico é usado para fins terapêuticos, por um lado, e energéticos por outro. Relativamente ao uso terapêutico, tira-se partido das propriedades químicas da água, bem como, da temperatura a que esta emerge, quer para ser ingerida, quer para banhos (termas). No que diz respeito ao uso energético aproveita-se o calor emanado para produzir energia eléctrica ou para aquecimento industrial.


Medidas de prevenção e de proteção de bens e de pessoas do risco vulcânico


Importância da ciência e da tecnologia na previsão de erupções vulcânicas

As autoridades locais instalam observatórios de vulcões e centros de investigação em vários vulcões activos. Monitorizam os parâmetros geofísicos e geoquímicos que variam antes de uma erupção vulcânica. Estas técnicas de monitorização só são possíveis devido aos avanços da ciência e da tecnologia.
  • Pequenos abalos sísmicos;
  • Emissão de gases;
  • Aumento da temperatura;
  • Deformação do cone.

Sem comentários:

Enviar um comentário