quarta-feira, 22 de janeiro de 2020

Formação das rochas magmáticas

As rochas magmáticas ou ígneas resultam da consolidação do magma e podem ser formadas em profundidade ou à superfície.


As rochas vulcânicas ou extrusivas resultam de um magma que consolida à superfície ou perto dela. Apresentam cristais de reduzidas dimensões, frequentemente invisíveis a olho nu, devido ao arrefecimento rápido do magma.

O basalto, o riólito, a pedra-pomes e a obsidiana são rochas vulcânicas.


As rochas plutónicas ou intrusivas resultam de um magma que consolida em profundidade. Apresentam cristais desenvolvidos, visíveis a olho nu, devido ao arrefecimento lento do magma.

O granito e o gabro são rochas plutónicas.


Génese das rochas magmáticas plutónicas e vulcânicas




Minerais característicos das rochas magmáticas


Textura das rochas magmáticas

As rochas, contam a sua história e, na verdade, basta observar o aspecto da rocha para sabermos onde se formaram e em que condições (pressão e temperatura). Chama-se Textura da rocha magmática, ao aspecto que a rochas tem à vista desarmada.

  • Se todos os minerais seus constituintes são visíveis a olho nu diz-se rocha com textura holocristalina, granular ou fanerítica. Ex: Granito.
  • Se os minerais são de pequenas dimensões e não se distinguem à vista desarmada, diz-se que têm textura hemicristalina ou afanítica. Ex: Basalto.
  • As rochas sem minerais cristalizados diz-se que têm textura vítrea. Ex: Obsidiana.


Tonalidade das rochas magmáticas

A tonalidade das rochas depende da composição dos magmas. Assim temos rochas mais claras (leucocratas) se o magma for rico em sílica e rochas mais escuras (melanocratas) de o magma for pobre em sílica.



Aplicações das rochas magmáticas em Portugal




Síntese

Sem comentários:

Enviar um comentário